O Mundo na Igreja

05:44 Unknown 0 Comentarios


Quando Paulo recomenda, em Ro 12.2: “Não vos conformeis com este mundo”, está dizendo “não tomeis a forma deste mundo”

Quando Cristo diz: “Ide por todo o mundo”, está nos mandando penetrar o mundo para evangelizá-lo.
Quando lemos em Jo 3.16 “Deus amou o mundo”, está falando do mundo perdido que precisa da salvação. É o mesmo mundo referido por João em lJo 1.15-17: “Não ameis o mundo”. Quando Cristo diz em Mt. 5.13-16 “Vós sois a luz do mundo... vós sois o sal da Terra...” de tal maneira brilhe a vossa luz diante dos homens...” está nos dizendo que esse mundo mau, perdido, “posto no maligno” (1Jo 5.l9) precisa ser iluminado, influenciado vigorosamente pela vida dos cristãos. Mas, onde está o mundo referido em todos os textos acima? – Não está longe de nós; está bem junto de nós, pior ainda quando está dentro de nós mesmos, e por isso dentro da Igreja.
Mas pode isso acontecer? – Não só pode, como tem sido uma triste realidade em todos os tempos.
Satanás tentou e derrubou Adão e Eva ainda no Jardim do Éden; o povo de Israel se deixou seduzir muitas vezes, até o ponto de rejeitar o Messias quando Ele veio (“veio para o que era Seu, mas os Seus não O receberam” - Jo 1.12). O mundo penetrou na nascente Igreja de Jerusalém quando Ananias e Safira se deixaram seduzir pelo valor de sua propriedade (At5.1-2). O mundo se manifestou dentro da Igreja em Antioquia quando Pedro se tornou repreensível e foi repreendido por Paulo (Gl 2.11).
É dessa infiltração do mundo na Igreja que Jesus fala em Mt 7.21-23: ...
É isso que acontece também nos dias de hoje quando filosofias vãs e práticas seculares são introduzidas sorrateiramente na Igreja, até nos altos escalões dela.
É o que acontece quando membros da Igreja participam de todo trabalho da Igreja, mas em sua vida particular e íntima vivem como incrédulos: jovens e adultos se prostituindo, com adolescentes engravidando, tesoureiros praticando a apropriação indébita, Igrejas adotando a prática do “Caixa 2”, pastores e presbíteros se corrompendo mutuamente ao fazerem mútuas concessões morais e espirituais, concílios superiores deixando de cumprir suas missões específicas, Igrejas e pastores que abandonam os pobres e maltratam os insatisfeitos.
“Mas não é possível que tais coisas aconteçam”, dirão crentes indignados. “A Igreja está sendo caluniada!”, imaginam ingenuamente. Pois tudo isso e muito mais já tem acontecido e posso relatar com detalhes se preciso for: desfalques, prostituição, pastores se prostituindo, abandonando suas famílias, outros mercadejando com a Palavra de Deus e com o pastorado da Igreja, concílios se acumpliciando com pastores infiéis, tomando decisões inconstitucionais, “nulas de pleno direito” (art. 145 da Constituição da Igreja Presbiteriana).
O exemplo mas gritante é o dos Estados Unidos, com pastores homossexuais e pastoras lésbicas; aqui mesmo há igrejas sendo aos poucos transformadas em clubes e empresas. E quando alguém não se conforma e não pactua com tais práticas mundanas, é taxado de “ranzinza”, “perturbador”, “rebelde”, é execrado e confinado. Direitos lhe são tirados para que se cale, como se pudesse calar o atalaia fiel.
Quem diz tudo isso, e pode provar, se julga perfeito? Não! Também sou imperfeito, mas não erro dolosamente, conscientemente, nem me torno cúmplice, pelo silêncio, de colegas e concílios que resolveram entrar em caminhos tortuosos.
Deus nos ajude e salve a Sua Igreja”
“O mundo posto no maligno” (1Jo 5.19) é injusto e preconceituoso:
1- Os muito ricos são cada vez mais ricos. Há alguns magnatas cujas fortunas pessoais dariam para cobrir as dívidas externas de algumas nações pobres – são fortunas de muitas dezenas de bilhões de dólares.
2- Os bancos brasileiros têm há anos lucros fabulosos por causa dos juros extorsivos e de absurdas tarifas que cobram de seus depositantes, com cujo dinheiro fazem todos os seus negócios. Trabalhando apenas com dinheiro, nada produzem senão mais dinheiro, lucros financeiros para seus donos e acionistas.
Pessoas que vivem com muita economia, e até Igrejas, guardam o seu dinheiro depositado nos bancos, dinheiro esse que os bancos emprestam a juros extorsivos. Os 3 maiores bancos brasileiros tiveram em 2004 lucro de mais de 3 bilhões de reais, cada um deles.
3- Juizes do S.T.F. querem ter seus salários aumentados de R$17.500,00 para $21.000,00, salário prometido também a deputados e senadores, e Presidente. Automóveis de luxo, importados da Austrália a $145.000,00 cada um, servirão a dezenas de juizes dos Tribunais Superiores (?). Isto num país em que 23 milhões de pessoas vivem com menos de R$100,00 por mês. A violência nas cidades, no campo e nas florestas, com o mais absoluto desrespeito pela vida,
4- O crime organizado, tendo entre seus comparsas juizes, desembargadores, políticos, empresários; e ainda milhões de jovens e adolescentes, que são os únicos que correm riscos de violência física e morte: um mundo cada vez mais corrompido e perverso (At 2.40).
Com esse mundo a Igreja se acomoda quando se torna tímida e se cala, não denuncia essa maldade. Pior ainda, muitos na Igreja começam a agir como agem os cidadãos do mundo: indiferença com o pobre, acúmulo de riquezas com salários tão altos que se tornam salários indecentes, desregramento na vida íntima e nas famílias, ostentação de riqueza.
Os que se tornam poderosos na Igreja não se acanham em silenciar os que os denunciam; é a violência que, se necessário, se tornará até violência física.
Montam-se nas arraiais da Igreja esquemas políticos para garantir os planos engedrados, para garantir os interesses corporativos. Discursos bonitos e escritos lindos às vezes servem para camuflar a realidade sórdida. Até estatísticas são manipuladas para esconder certas verdades, como crescimento exíguo da Igreja.
“Não é possível que tais coisas aconteçam!”, pensam crentes piedosos mas ingênuos. Porém “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. A Igreja, formada exclusivamente de crentes convertidos e fiéis permanecerá, mas a Igreja apenas nominal, formada de cristão nominais será rejeitada: “apartai-vos de Mim”...(Mt 7.22-23). Aquela permanece fiel e vitoriosa seus membros ouvirão: “Vinde, benditos de Meu Pai, possui por herança o Reino”...! (Mt 25.34).
A qual destas duas Igrejas você pertence? 

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga