A Eleição no ponto de vista molinista.

03:04 Douglas Levita 0 Comentarios



Você conhece o molinismo e no que ele implica?
Molinismo - é a doutrina sobre a Providência Divina que leva o nome do jesuíta espanhol Luís de Molina (1535-1600) que procura conciliar as ideias de que os seres humanos possuem liberdade significativa ou libertária e de que Deus possui controle providencial sobre tudo o que ocorre. A maneira pela qual Deus é capaz de exercer controle providencial sobre tudo o que ocorre num mundo onde existem criaturas livres é através de Seu conhecimento médio, isto é, conhecimento hipotético ou conhecimento contrafatual de tudo o que criaturas livres fariam em todas as circunstâncias em que Deus as colocaria. O conhecimento médio, portanto, é o conhecimento dos contrafatuais acerca do que criaturas livres fariam nas circunstâncias em que elas fossem colocadas.

1. Conhecimento natural
O conhecimento do que é possível ou das possibilidades.
2. Conhecimento médio
O conhecimento de como um ser possuidor de livre-arbítrio (independência libertária) poderia agir em qualquer situação.
3. Conhecimento livre
O conhecimento do que realmente acontecerá.
Assim, o Conhecimento médio de Deus desempenha um papel importante na realização do mundo. Na verdade, parece que o Conhecimento Médio desempenha um papel mais imediato na criação de presciência de Deus. William Lane Craig assinala que "sem o Conhecimento médio, Deus iria encontrar-se, por assim dizer, com o conhecimento do futuro, mas sem qualquer planejamento lógico e prévio do futuro." A colocação do Conhecimento médio de Deus entre o Conhecimento natural e o Conhecimento livre é crucial. Pois se o Conhecimento médio estivesse depois do Conhecimento livre, então Deus estaria ativamente fazendo o que várias criaturas fariam em várias circunstâncias e, assim, destruindo a liberdade. Mas, colocando o Conhecimento Médio antes do Conhecimento livre, Deus permite a liberdade. A colocação de Conhecimento médio logicamente depois do Conhecimento natural, mas antes do Conhecimento livre também dá a Deus a possibilidade de examinar mundos possíveis e decidir qual mundo atualizar.

Graças, então, ao Conhecimento médio, Deus sabe o que a vontade livre fará nas diversas situações em que uma pessoa se encontrar e, através do Conhecimento livre, em qual situação a pessoa concretamente ficará, assim ele pode com certeza prever o sucesso da graça que doará a cada um.[

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga